Quem sou eu?

 

E

u sou a Silmara e tenho 57 anos. Nasci em Valentim Gentil, interior de São Paulo e moro atualmente em Ubatuba. Filha de Maria, Elizabete ,  Oscar e Manoel.

Colaborei com poemas para o jornal “A Cidade”  e  durante dois anos participei com  240  crônicas populares para a abertura de um programa de rádio. Fui classificada em terceiro lugar no concurso de contos Washington de Oliveira-2000. Possuo 23 trabalhos classificados em concursos nacionais, sendo alguns deles publicados em diversas Antologias.

Sempre com o intuito de despertar o interesse literário entre as crianças e adolescentes, firmei uma parceria com a Secretaria de Educação de Ubatuba em 2012, criando material pedagógico e distribuindo crônicas para as escolas com diversos temas educativos.

Fui escritora sobre o Projeto Furnas no município e também do Projeto “Meio Ambiente”, produzindo panfletos, textos e cartilhas infantis.

Ainda levei o nome de Ubatuba internacionalmente na XI, XII,XIII e XIV Antologia Del Secchi, representando também o litoral Norte e região.

Fui vice – coordenadora do grupo de Literatura da FUNDART e no mesmo ano o conto “O Louco da Rua Encantada”foi classificado no Mapa Cultural de Literatura do Governo do Estado de São Paulo nas fases municipal e regional, posteriormente transformado em romance com o lançamento na XVII Bienal internacional do Livro. Sou autora de diversas apostilas infantis destinadas às escolas municipais de Ubatuba. Inclusive da cartilha educativa “Ambiente Vivo”  distribuída  gratuitamente e utilizada como fonte de estudo em diversas bibliotecas nacionais e internacionais.

Classificada em quarto lugar no XII Concursos  Internacional Literário de Outono, concorrendo com 15 países, representei Ubatuba com a crônica “Menino Homem”. Recentemente tive o conto “Ano Novo Novo” classificado no Concurso Grandes Escritores do Interior e Estado de São Paulo e o conto “O Menininho Perdido” classificado no Mapa Cultural de Literatura –Fase municipal.  “Ondas da Paixão”, de minha autoria, classificado em primeiro lugar no concurso textos para teatro Tia Helô-2007.

O conto “O Menininho Perdido” foi classificado em segundo lugar no XXIII Concurso Internacional de Primavera, concorrendo com diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Irlanda e Argentina e a crônica“Amar e tolerar,é só começar”foi classificada em quinto lugar.

Fui empossada como membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes (AVLA).

Sou autora do livro “Flash, Você Sabe o que Eu Tenho?-Vontade de Viver”, adaptado por Andresa Retti para o teatro com o título de “La Bella”. Fui homenageada com a música GUERREIRA, nas vozes do MC Tagarela e grupo DTPK Crew.

Sou autora dos livros:

ü Vivo

ü Flash, você sabe o que eu tenho?

ü Quando fui embora de mim

ü O Louco da Rua Encantada

ü Desencontro com Betinha

ü O Menininho Perdido

ü Amor Imperfeito

ü Amor Amanhecido de Ontem

ü Duende Hapiá

ü Amar o Mar

ü Borboletras

ü Ambiente Vivo

ü Fiquei contigo

ü Intimus in

ü Rima de uma menina

ü Flow das Letras

ü O bem que não me quis

ü Resenhas do Deboche

 

Também fundadora do Instituto Blablablá Posithivo, junto com meu esposo Sergio Rossi, que teve como finalidade oferecer oficinas gratuitas

para geração de renda. Em  2019 criei o canal Flow das Letras, com crônicas narradas  para deficientes visuais.



Comentários

Postagens mais visitadas